quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Visão


Eu não sou dona de uma visão perfeita. Uso óculos desde os 11 anos de idade, e provavelmente usarei para o resto da vida. Eu não me incomodo mais tanto assim: depois de seis anos usando óculos você é obrigada a se acostumar.  No início eu gostei, apenas porque era novidade. Mas depois de um tempo fui ficando irritada, porque percebi que seria dependente do meu óculos, provavelmente até a morte: não tê-los  no rosto significava (e ainda significa) enxergar as coisas de modo embaçado, coisas não muito longe de mim, e isso me irritava.

Várias vezes, quando estava no caminho para a escola, me dava conta de que estava sem o óculos, porque estava tonta de sono e mal havia aberto os olhos direito. E já viu né? A senhorita estressada aqui voltava em casa batendo os pés e reclamando sem parar.  Já perdi as contas de quantos óculos eu destruí por falta de cuidado. Em menos de um ano todos já estavam tortos, ou sem uma perna, arranhados, e às vezes até sem uma lente. Demorou até eu conseguir me dar bem com uma armação, até que encontrei essa que eu uso atualmente, que tem as hastes decoradas com notas musicais. Foi amor à primeira vista, e já a tenho por mais de um ano.
Com o tempo, fui parando de dar tanta importância pra isso. As consultas ao oftalmologista se tornaram normais, e lá estava eu de seis em seis meses. As pessoas geralmente fazem esse exame uma vez por ano, mas eu tenho que fazer duas vezes porque minha visão é louca e muitas vezes muda drasticamente em intervalos pequenos de tempo: às vezes aumenta, às vezes diminui, mas está sempre mudando.
Eu não ligo mais, até porque é um problema de família: meu pai usa três óculos diferentes, minha mãe usou um aos quatro anos de idade, minhas duas avós usam, meus dois avôs usam, minhas tias já usaram, um dos meus tios já usou, meu irmão Rafael (eu tenho três irmãos, não sei se já citei antes: Rafael, Ian e Vinícius) usa... Enfim, não dá pra fugir disso. Ainda bem que o meu problema é contornável, mas e os cegos que não tem a possibilidade de melhorar a visão nem mesmo usando óculos? Quando eu fico irritada com o meu óculos, lembro dos cegos e agradeço por não ter um problema grave assim. Afinal, perder um sentido é como perder uma parte do corpo.
Eu acho a visão tão importante... Não mais do que as sensações, claro, mas acho tão importante quanto. É com a visão que você guarda imagens inesquecíveis na sua mente, é com a visão que você entende certas expressões faciais que dizem tudo, sem dizer uma única palavra. Imaginem a vida dos cegos, como deve ser difícil e incompleta nesse aspecto... Seria maravilhoso se as cirurgias de vista tivessem garantia de eficácia, mas ainda não tem. Tenho certeza de que um dia terão, já que eu duvido muito que a tecnologia na medicina deixe de evoluir. E aí sim, essas pessoas poderão entender o mundo de maneiras diferentes das que elas têm a possibilidade. Tenho esperanças que sim!
Dê valor ao que você tem. Existe muita gente querendo o que você despreza ou reclama, e isso vai da visão até os cinco centavos que você tem na carteira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário