sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Se uma árvore pudesse falar



Se eu pudesse ser um elemento da natureza, seria uma árvore, uma daquelas bem antigas, com mais de 100 anos... Imagina quantas pessoas passaram por ela e quantas histórias ela presenciou...!
Quanto sol ela já pegou, com quantas rajadas de vento já se abanou e com quantas gotas de chuva já se refrescou... Quantos Natais presenciou, quantos novos anos já passou... Sem nunca ter saído do lugar, ela tem uma sabedoria muito maior do que qualquer mero mortal que pode ir e vir quando bem entende.
Quantas pessoas já devem ter se recostado nela, para ler um livro, ou quantos casais já se recostaram nela para namorar, ou para escrever seus nomes no tronco dela... A verdade é que esses casais escrevem seus nomes nos troncos das árvores, porque sabem que muito provavelmente ela vai durar pra sempre, assim como esperam que seja seu amor. E no fim de tudo, todos nós acabamos na terra, a mesma terra que alimenta a árvore eterna...
Se as árvores pudessem falar, contariam tantas coisas, sobre os mais diversos assuntos, tantas histórias, falariam sobre todas as frágeis vidas humanas que passaram por ela, falaria para termos paciência, pois ela sempre teve, sempre prestou total atenção a todos que iam até ela, já que ela não pode ir até ninguém.
Falaria sobre os mais diversos monólogos e diálogos que escutou, falaria sobre como animais e humanos são mais parecidos do que imaginamos... Falaria que por maiores que sejam as reviravoltas em nossas vidas, o laço familiar é mais forte do que tudo e falaria que existem sempre aqueles amigos verdadeiros para nos lembrar disso.
Falaria para termos paciência e esperança... E falaria para lembrarmos com carinho dos queridos que já se encontram na terra, rodeados por suas raízes, mas para nunca desejarmos ir para a terra antes da hora, pois não existe nada mais magnífico do que o movimento da vida.
Falaria sobre o amor, e sobre as infinitas possibilidades que ele nos trás... Falaria que ele pode ser para uma vida inteira ou durar apenas alguns meses, mas mesmo assim terem a mesma intensidade ou talvez até mais. Falaria que o amor é um caminho desconhecido, mas que vale à pena conhecer. Falaria que ninguém jamais deveria passar a vida sem se apaixonar ou ter uma grande aventura. Se apaixonar pelo seu sonho, se apaixonar pela sua ideia, se apaixonar pela sua história, se apaixonar pela vida, se apaixonar pelo tempo... É a paixão que nos leva a fazer grandes coisas e mudar tudo aquilo que parecia perfeito aos olhos dos outros. A paixão não move árvores, mas deixa todas elas impressionadas com a sua força.

Ah... Se uma árvore pudesse falar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário