segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Caloooor!



Chegou a hora de guardar os casacos no fundo do armário porque o calor chegou com tudo, e não estou brincando, chegou para devastar.

Hoje foi um dia excepcionalmente queeente. Mas muito mesmo. Não sei ao certo quanto ficou marcado no termômetro, mas acredito que não foi abaixo de 35º. No caminho que eu faço da escola até a casa da minha avó (mas estava indo pra casa da Andressa, ela mora uma rua depois), eu fui morrendo, derretendo. Não passava nem uma brisa sequer, as pessoas que estavam na rua, estavam se abanando, e todas tinham cara de que queriam um chuveiro gelado pra se refrescar. Água. Como explicar essa ligação que temos com a água, principalmente no calor? Não dá, porque a natureza não se explica, ela simplesmente acontece.
Na maioria das regiões do Brasil, começar a primavera é o mesmo que começar o verão. Não tem praticamente diferença nenhuma. Acho que eu nunca vi uma infestação de flores lindas, cheirosas e cheias de saúde, como sempre mostram nas fotos da primavera. Não, eu vejo uma flor aqui, outra lá, e no máximo um pequeno canteiro, mas nada de flores em grande quantidade. Não existe isso aqui, porque o sol de rachar o crânio faz o favor de exterminar as coitadas das flores. Eu não consigo imaginar como que as pessoas da região do sertão nordestino vivem, porque, se pra nós aqui do Rio, sendo um lugar de praia, chuva, coisa e tal, já fica difícil, imagina pra eles lá, com quilômetros e quilômetros de terra seca e oca. O barro vermelho vivo (ou morto), rachado, o sol infernal, a falta d’água, o céu azul que não oferece nenhuma ameaça sequer de chuva. Que horror deve ser!
Eu, particularmente, não gosto nem um pouco de calor. Não gosto de suar; não gosto de ficar ardendo por queimaduras solares; meu cabelo fica uma droga pelos inúmeros banhos ao longo do dia; eu não consigo comer direito, porque fico enjoada... E por aí vai. Calor não é pra mim, definitivamente não. Eu tenho histórico na minha família de câncer de pele, o que já é preocupante no meu caso, principalmente pra uma pessoa branquela como eu. Meus avos maternos têm câncer de pele, e não pense que foi de ficar torrando na praia durante o verão não, foi por jogar futebol no sol, andar na rua, cortar a grama... Coisas comuns que a gente não pode escapar de fazer no dia a dia, pelo menos para algumas pessoas. Eu sou repleta de sardas no rosto. Só não tenho muitas no resto do corpo, por que... Bom, não sei por quê. Até porque eu sempre me esqueço de usar protetor solar, e muitas vezes deixo de usar de propósito, porque não suporto aquela coisa oleosa na minha pele (até porque ela já é oleosa). Eca! Eu sei o que você deve estar dizendo agora: “porque ela não usa protetor em gel, ou spray?”, eu respondo: porque eu sempre me esqueço de comprar! Um ponto a menos pra mim por não usar protetor solar!
Mas vamos olhar (ou pelo menos tentar) os lados bons do verão: as pessoas podem usar roupas mais leves, ficar mais a vontade; tomar um banho, e sair com o cabelo molhado, sem maquiagem, só com o bronzeado natural. Todos ficam mais saudáveis, tomando mais água, comendo mais frutas, legumes e verduras, e peixe. As pessoas comem menos. E tem também a parte da praia, que eu adoro! Eu não gosto de calor, mas sempre fui apaixonada por praia, desde criança. Pisava na areia, e já começa a tirar a roupa pra sair correndo pra água. Eu amo praia no verão. O problema é conseguir dormir depois, toda queimada...
Bom, o calor esta aí para ser aproveitado das melhores formas possíveis, ou prevenido das melhores formas possíveis... Cabe a nós saber equilibrar. Feliz calor pra vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário