sexta-feira, 14 de junho de 2013

Gritos e flores


Não sei ao certo o que dizer sobre as manifestações que estão ocorrendo no país, mas sei que devo dizer alguma coisa. Poderia resumir tudo com a seguinte frase: se eu pudesse, me juntaria à eles. Mas eu não posso, porque trabalho. Não sou mais uma adolescente que não tem nada, eu tenho minhas responsabilidades e planos, e é por eu ter ideais bons que eu me dedico ao meu trabalho, pra conseguir arcar com os meus estudos, e quem sabe, um dia poder fazer algo por esse país, mesmo que seja uma coisa pequena.
Não sou mais uma adolescente, mas uma coisa não mudou em mim daquela época pra cá: eu tenho um espírito atacado. Tenho mesmo, e quando me identifico com uma causa ou sou tocada pelos ideais de alguém, dou as mãos e vou até o fim. Eu quero, eu preciso, me juntar a pelo menos uma manifestação, vou fazer de tudo pra que isso aconteça.
Acho que desde antes de eu nascer eu já esperava por esse momento, eu já queria desesperadamente sentir esse orgulho ao dizer que o meu país não é vaquinha de presépio. Eu esperei desde sempre, que esse povo percebesse que ser abusado não é motivo pra risada, porque o brasileiro é o único povo que ri da própria desgraça. Espero que tudo isso que está acontecendo seja um começo de coisas maravilhosas que ainda virão, espero que isso signifique uma reforma geral nisso tudo aqui.
Como muitos países latinos, o Brasil é um país que vive em constantes contradições. Eu mesma tenho uma relação de contradição com ele: amo e odeio. Mas me parece que essa Geração Coca-Cola II tá começando a dar sinais de consciência. Porque todos nós, temos que nos importar. Não podemos nos dar ao luxo de não ligar, porque "No Brasil é assim mesmo, não vai mudar", não, não é assim que tem que ser. O Brasil pode mudar sim, quem faz as mudanças somos nós, mas nós temos que realmente querer mudar as coisas por aqui, acabar com a palhaçada, e inclusive mudar a nós mesmos e a nossa maneira de pensar. Chega desse círculo vicioso, chega de ficar justificando coisas que não tem realmente razão que não seja a alienação do povo. Tá certo que a maioria não tem meios de se conscientizar, mas POR FAVOR, não deixem se iludir pela mídia e afins, pesquisem antes de dizer que não há jeito, não há maneira de fazer diferente, pois sempre há. Se não puderem pesquisar, perguntem pra alguém que saiba, façam qualquer coisa que esclareça. Mas por favor, não desistam e não venham dizer que "O Brasil não tem jeito", porque tudo isso que está acontecendo é a prova de que tem jeito sim, é só questão de vontade. O jeito quem dá somos nós, mas pra darmos algum jeito em algo, temos que querer como se nossas vidas dependessem disso. E dependem.

Eu vou a pelo menos uma manifestação, isso é sério. E sim, é uma promessa. A esperança existe e eu quero fazer parte disso tudo, quero contribuir de alguma maneira, ou simplesmente presenciar um fato histórico: esse povo que entra no mundo mudo e sai calado, finalmente está acordando e gritando. Pois já passamos da fase de falar, perdemos a oportunidade de falar, então agora, é gritar ou nada!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário