segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Pessoas e Conquistas

image


Nunca tive paciência para livros de autoajuda, agrada-me muito mais ajudar aos outros. Talvez eu tenha sido uma psicóloga em outra encarnação, ou algo do tipo, o fato é que eu gosto de analisar as pessoas e concluir coisas que tornam minha convivência com elas muito mais fácil, principalmente com meus complicados familiares. Já chorei, esbravejei, reclamei (e ainda reclamo muito), praguejei, gritei, sofri em silêncio e me decepcionei secretamente, mas eu acredito que muitas pessoas podem ter sentido todas essas coisas em relação a mim. Com o tempo eu aprendi a ignorar certas coisas, porque se não fizesse isso quem iria sofrer seria eu, e eu estou cansada de drama. Assim como eu nunca tive paciência pra novela mexicana...
O ser humano é muito complicado e irritante, muito irritante. Mas também é fascinante. Eu fico meio chocada quando uma pessoa diz que prefere a companhia dos animais à das pessoas, porque sinceramente, uma pessoa que diz isso perdeu completamente a esperança na vida e em si mesma, já que ela também é um ser humano. Eu adoro animais, principalmente os gatos, mas eu nunca vou preferir um deles à companhia de um racional. É mais do que isso, eu gosto das pessoas, eu gosto dos sentimentos delas, eu gosto da inteligência e do aprendizado que proporcionamos uns aos outros todos os dias. Talvez eu seja uma sonhadora, como o meu pai já disse pra mim, ou talvez eu seja apenas alguém que com todas as coisas que já passou, com todos os giros de 360° que já deu na vida, sendo tão nova, aprendeu a enxergar a vida dessa forma. Talvez como uma autodefesa, ou talvez simplesmente porque a maturidade chega para todos, em diferentes idades, sobre variadas coisas... Ninguém nunca para de amadurecer... Seria o mesmo que parar de viver.
Eu estou aprendendo a apreciar as minhas conquistas e apreciá-las sozinha, a meu modo, não me importando muito com julgamentos maldosos e amargurados. Claro que apreciar conquistas coletivamente é mil vezes melhor, ter o apoio das pessoas que você ama e ver a sua própria alegria refletiva nos olhos delas, mas em muitas vezes na vida as suas conquistas não serão reconhecidas como conquistas por ninguém, nem mesmo por quem você ama. Antes dessas pessoas serem seus amados, elas são simplesmente pessoas, que tem suas próprias concepções e opiniões, e elas não vão concordar com você. E o que importa? Continua sendo uma conquista se assim você sente, se assim você se pega pensando naquilo olhando pro teto e sorrindo... Às vezes, uma lembrança pode significar muito mais do que palavras de apoio. A sensação de que você conseguiu algo que queria muito e conseguiu... Isso não tem preço.
Ame muito a todos, mas ame principalmente a você mesmo. Faça o que você tem vontade, viva a sua vida e sorria sempre para aqueles que nunca acreditaram que você alcançaria seu objetivo. Existe coisa mais gratificante? A hora é agora e só você pode fazer com que essa hora seja realmente incrível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário