quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Vira - lata


Eu gosto de atum
O atum dos gatos vira - latas que comem o último pedacinho do peixe onde todos só enxergam espinhas. É esse atum que mantêm esses gatos livres de qualquer conforto que só visa aprisionar.
Eu gosto de atum
O atum que é colocado numa pizza caseira que alimenta uma família faminta no fim do mês. É esse atum que não deixa doer o estômago de ninguém.
Eu gosto de atum
O atum que se come com pão e maionese quando queijo e presunto já acabaram.
Eu gosto de atum
Aquele atum que substitui o bacalhau e o salmão.
Eu gosto de atum.

Talvez eu goste tanto assim de atum por conta da minha descendência portuguesa.
Ou talvez por eu me identificar com os gatos vira - latas, cheios de misturas, exatamente como eu: portuguesa, alemã, índia, italiana, negra e espanhola.
Somos todos vira - latas, mas somos todos livres, porque temos um pouco de cada lugar.
Quem somos nós? Somos o povo que sabe abraçar como ninguém, somos aqueles que sempre encontram uma solução pra tudo.
Somos os comedores de atum esquecidos do mundo. 
Talvez seja por isso que eu gosto tanto de atum.
Ou talvez seja por ele ser sempre a luz no fim do armário da cozinha quando eu não consigo achar nada interessante, assim como também é a luz no fundo da lixeira dos gatos vira - latas de tantos lugares por aí...
Eu gosto de atum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário