domingo, 21 de julho de 2013

O histérico e o independente



Há duas formas de sofrimento: há o sofrimento desesperado, em prantos, que precisa do apoio de abraços e de outras lágrimas para não cair, o sofredor que precisa de outros desesperados junto com ele; e há também o sofrimento silencioso, que deixa suas lágrimas caírem lentamente por debaixo de seu óculos escuro, sentindo profundamente cada parte delas, deixando-se inundar por cada gota que cai em seu rosto e seca ao chegar no queixo; o sofrimento solitário, que não quer ninguém por perto, nem nada, pois nada ou ninguém é capaz de consolá-lo.
O sofredor desesperado melhora eventualmente, mas o sofredor silencioso carregará para sempre sua tristeza. 
Cada um sofre da maneira que consegue, do jeito que conhece, na intensidade que sente. O histérico pode parecer ser quem mais sofre, mas o independente não transfere sua dor pra ninguém, ele faz com que seja um sentimento individual, inteiramente concentrado nele. O histérico acha uma forma, um ponto de equilíbrio, uma válvula de escape e consegue sua paz, pois ele deixa eu sofrimento transbordar, expele o veneno, é o sobrevivente nato que procura uma maneira de se salvar. O independente implode, inúmeras vezes, ininterruptamente, certificando-se de que ninguém saiba de nada, e ao passo que todos já seguiram em frente, ele ainda está procurando uma maneira de matar aquela coisa dentro dele e enterrar lá mesmo, pois expulsar não é com ele. Ou melhor, o sofredor independente sabe expulsar apenas a ele mesmo, e por esse motivo acaba não se sentindo bem em lugar nenhum, e consequentemente não encontra seu lugar no mundo. 
Quem você é?
Aqui estamos em pleno ano de 2013, e ainda não conseguimos achar respostas para tantas de nossas perguntas, ou a cura para tantos de nossos sofrimentos. Quem somos nós nesse mundo sem dono, nesse mundo tão diverso e visto de tantas maneiras diferentes? E quem somos nós para achar que o sofrimento próprio é muito mais sério, muito mais importante do que o sofrimento do próximo? Seja você histérico ou independente, você é um egoísta. Humanos são egoístas, é uma característica que faz parte da sobrevivência, mas que também pode ser responsável pela ruína, solidão, e consequentemente, sofrimento. Pois é, estamos todos bem ferrados, pra não dizer outra coisa.
Ainda existem nações possuidoras de um mesmo sofrimento geral, mas as grandes doenças do mundo ocidental são a depressão e o egoísmo. E talvez o mundo ocidental seja ainda mais doente do que todas as outras partes, pois nos achamos muito melhores e superiores, mas não temos nada além de solidão e alienação. Como encontrar amor num mundo assim? Como, em meio a seres tão egoístas, encontrar alguém disposto a compartilhar? E como saber se esse alguém não passa de apenas outro egoísta qualquer, que só procura alguém pra jogar toda a carga em cima e não tem a intenção de tentar aliviar nada do que você carrega há tanto tempo? Será que ele não quer apenas adicionar mais peso as suas costas? Pois transferir responsabilidades e adicionar peso as costas, são coisas totalmente diferentes de compartilhar. Como podemos saber? Como é possível confiar? Como?

Nenhum comentário:

Postar um comentário