quarta-feira, 23 de maio de 2012

Dias não tão idiotas assim


Acho que foi no ano passado que eu escrevi um texto sobre dias. Sabe, "Dia Nacional de sei lá do quê", "Dia do Café"... Esses dias assim, meio idiotas. No texto eu dizia que todo dia é dia de tudo. Todo dia é Dia do Beijo, todo dia é Dia do Amigo, todo dia é Dia das Mães... Eu ainda penso mais ou menos dessa forma, mas agora já estou um pouco mais conformada com o fato do mundo inventar dias idiotas pra ganhar e gastar dinheiro com vendas de presentes. O mundo é assim mesmo, precisa girar.
Mas hoje me peguei pensando, que deixar de comemorar um desses dias especiais (como o Dia das Mães, o Dia dos Pais, o Dia da Mulher, o Dia do Amigo...) seria o mesmo que deixar de comemorar um aniversário. Sem graça e inadmissível. Não estou falando de festa de gala, só estou falando de um reconhecimento suficiente pra guardar na memória. Comer uma pizza, almoçar com a família, sair pra qualquer lugar que se goste... Já são formas de aproveitar essas datas especiais. No caso do Dia das Mães e no Dia dos Pais, por exemplo, aí sim eu concordo em dar presente, mas em outros dias, como por exemplo, o Dia Casual (sim, existe isso! É um dia inventado pros engravatados irem mais informais pro trabalho... Olha que coisa estranha... Geralmente, o Casual Day é numa sexta-feira), são dias para serem comemorados internamente. Só pra você sorrir em reconhecimento por um dia como esse. E só.
Dei-me conta de que, já que existem tantos dias inúteis como esses, porque ninguém inventou o Dia da Mudança? Eu sei que todo dia é dia de fazer uma mudança e talvez seja por esse motivo que não existe uma data certa pra se comemorar, mas porque não um dia pra homenagear um gesto tão corajoso e evolutivo como uma mudança? Deveria sim existir o Dia da Mudança.
Mas, pensando melhor, acho que seria meio complicado pra mim comemorar um dia como esse em apenas uma data. Porque eu sou a verdadeira viciada em mudanças. Eu odeio rotina. Se as coisas ficam paralisadas por muito tempo, eu começo a ficar meio deprimida... Eu sou uma pessoa de movimento (apesar de eu ser um pouco preguiçosa... Mas nesse caso, me refiro a outro tipo de movimento), de ações e de giros de 360°. Eu adoro isso. Adoro os riscos, porque os riscos me acrescentam emoções e tantos sentimentos e experiências novas. É algo maravilhoso. Existem coisas que são permanentes e tem que ser mesmo, pelo bem de todos, mas existem outras que pedem para serem metamorfoseadas, e são justamente essas as coisas que estão sempre girando em minhas mãos. E quando eu não sei um jeito de girá-las, vou procurar. Faço uma bagunça, fuço tudo, mas depois arrumo tudo de um jeito novo que faz tudo valer à pena.
Se existisse um Dia da Mudança, eu iria gostar. É o tipo de dia que não é tão idiota assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário