domingo, 22 de janeiro de 2012

Fogueira


 Sabe, eu estou começando a acreditar em toda essa baboseira de "praticar o desapego". Eu sou apegada demais ao passado e sei que isso é ruim, mas não posso evitar. Venho guardando tudo o que eu escrevo até hoje, desde a época em que eu aprendi a escrever. Tem noção de quanto papel eu tenho? Desde o meu primeiro diário, aos 7 anos de idade, até conversas pelo papel em sala de aula, e cadernos, folhas soltas... Eu nunca consegui jogar nada fora, sei lá por que. Eu não ligo de jogar fora outras coisas: roupas, objetos (quer dizer, depende do objeto... Se tiver valor sentimental, aí é quase impossível), sapatos, e todo o resto, mas com papéis eu tenho essa possessão. Os papéis me dominam, pedem pra ser guardados e eu os guardo. Não tenho coragem de jogar nada fora, mas sei que vou precisar fazer isso em alguma hora. E talvez a hora seja agora.
Quando eu era criança, costumava sonhar que um dia seria muito famosa (algumas vezes eu queria ser famosa como escritora, em outras como atriz, em outras como cantora, ou até mesmo como estilista ou psicóloga) e que no futuro, quando eu morresse, alguém iria querer fazer um filme sobre a minha vida e todos esses papéis guardados serviriam para tornar o filme o mais fiel possível à minha vida. Mas eu cresci e desfiz isso na minha cabeça, mas mesmo assim, continuei guardando todos esses papéis. Qual é o motivo? Não sei, simplesmente não tenho coragem de jogar fora. 
No meu armário tem mais papéis, cadernos, fichários e desenhos guardados do que qualquer outra coisa. Já pensei várias vezes em queimar tudo, mas me falta coragem na hora. Porém, hoje eu percebi que algumas vezes na vida, não podemos deixar de abrir mão de certas coisas e até mesmo de certas pessoas, temos que simplesmente deixar ir. Às vezes prender algo ou alguém à força só nos atrasa, só nos atrapalha. Acredite, eu sei que é muito mais fácil falar do que fazer, afinal, ainda não consegui acender a fogueira se lembra? Pois é, mas quero mesmo tentar. Preciso acender a fogueira não só para meus papéis, mas como também para certos sentimentos e até mesmo para algumas pessoas. 
Algumas vezes na vida, acabamos tomando caminhos diferentes dos que esperávamos e isso muda tudo, até mesmo a nós. É incrível como as escolhas influenciam tanto no nosso futuro, mas a sorte influencia ainda mais. É sorte quando se faz a escolha certa, porque nada é garantido. Estou sentindo muito por ter que perceber que vou ter que começar a abrir mão de tantas coisas e pessoas, mas isso sempre foi inevitável, uma hora tinha que acontecer, porque faz parte de mim. Eu sempre soube que um dia teria que deixar algumas coisas pra traz pra conseguir realizar pelo menos uma parte dos meus sonhos que são tão grandiosos, que não cabem em qualquer lugar. Eu sempre soube que teria que abrir mão de algumas coisas. Mas agora estou realmente vendo o quanto isso é necessário. 
Prefiro eu mesma cortar as tantas ligações do que simplesmente deixar que sejam arrancadas de mim. Vou colocar fogo em tudo. Vai doer, mas um dia apenas as lembranças serão suficientes para me ligar a isso tudo e não precisarei mais de papéis. 
O que está feito, está feito. O importante agora é o que eu vou fazer. E nesse momento, vou deixar o fogo queimar tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário