terça-feira, 10 de abril de 2012

Humor



 O que seria de nós sem a capacidade de ver graça nas coisas? Se ninguém achasse nada engraçado, o mundo seria um completo desastre e todos seriam eternamente tristes. Seria depressão passada de geração para geração. Isso seria terrível. 
Dizem que os brasileiros são o povo mais bem humorado que existe, o mais simpático e o mais receptivo. Mas, também deve ser o menos patriota que existe...  Enfim, essas três coisas que eu disse sobre nós, são características muito positivas, eu gosto de todas elas. Somos tão bem humorados que somos capazes de rir de nossa própria desgraça. Rimos dos políticos desgraçados; rimos dos policiais corruptos; rimos de uma cidade viver praticamente cercada por bandidos por causa dos policiais corruptos e dos políticos desgraçados; rimos da imagem superficial e desrespeitosa que é criada das mulheres brasileiras no exterior (por mais que existam biscates aqui, não podemos generalizar, porque biscates existem no mundo inteiro); rimos da maior parte da nossa população ser analfabeta; rimos das pessoas só conseguirem viver se tiverem um plano de saúde... É ridículo pensar que o Brasil está entre as dez maiores economias do mundo, mas mesmo assim ainda existe gente passando fome. Se as coisas estiverem mesmo da maneira como falam, daqui a alguns anos os brasileiros serão analfabetos milionários. Parece exagero? Mas é verdade. O pior é que infelizmente é verdade.
Mesmo com tudo isso, ainda temos que nos esforçar pra ver graça na vida e gargalhar com vontade. Meus amigos dizem que a minha risada é assustadora, mas dificilmente não acontece de quando eu rir todos acabarem rindo comigo.  Minha risada é desse jeito mesmo, eu não forço, mas se não fosse, seria quase, porque eu não abro mão de rir com vontade quando o momento pede.
Se não formos capazes de reconhecer graça nas coisas, para quê valeriam as folgas, os finais de semana, as férias, acordar cedo, trabalhar, namorar, papear...? Para quê valeria a vida? Se não pudermos reconhecer as coisas boas e colher os frutos de nosso esforço para as mais variadas coisas, não teremos motivos pra viver. E não falo apenas do povo brasileiro, isso serve para o mundo inteiro.  Todos precisam rir e tirar o foco da podridão que existe de sobra, porque se não, vamos enlouquecer.  Porque com os podres, todos já estamos “familiarizados”, e estão sempre chegando novos até nós. Mas será que alguém procura ficar sabendo das coisas boas? Será que alguém dedica uma parte de seu tempo à um humor sem grandes pretensões?  Todos os dias eu tento trazer um pouco disso pra minha vida, e quando consigo, não me arrependo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário