terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Vinho!


Vinho. O que falar sobre o vinho? Não tive vontade de falar sobre esse tema por acaso. Hoje eu estava olhando um blog de um cara que eu comecei a seguir recentemente  e apareceu uma foto de uma garrafa de vinho em um dos posts. O blog dele é sobre comida, mas ele também coloca um pouco das suas reflexões sobre outras coisas. Muito bacana.
Mas, voltando ao assunto do vinho, sempre o achei uma bebida muito interessante. Além de ser uma bebida histórica (não dá pra negar que é! E como eu não me interessaria se amo tanto história?! Não dá pra evitar! Hahahaha), é um tanto misteriosa  e ao mesmo tempo tem um quê de naturalidade na minha opinião. Claro que eu estou falando sobre o vinho tinto (não sei porque, mas o vinho branco pra mim tem uma aparência muito artificial, que não é nada do que o vinho tinto aparenta), que tem cor de saúde, sangue, vida, e cor escura, como a terra de onde as uvas que o fizeram vieram.
Pra mim o vinho é a bebida que menos se parece com bebida alcóolica. Claro que o vinho tem álcool, mas ele não tem essa cara de destilação, industrialização, conservantes e muito menos de gente pinguça. Eu sei que muita gente fica bêbada com vinho ( e dizem que o porre e a ressaca de vinho são os piores), mas quando eu olho pra uma garrafa de vinho, não é gente bêbada caindo pelos cantos que eu vejo. O que eu vejo são mulheres amassando uvas com os pés a séculos atrás; o que eu vejo são casais apaixonados tomando  vinho no primeiro jantar de encontro, vinho barato que é mais doce, assim como a sensação de estar apaixonado,  porque não? Vejo também uma velha senhora rica e sofisticada, tomando um vinho que foi produzido no ano de seu nascimento, e enquanto isso ela toma e degusta o sabor de olhos fechados, perdendo-se em suas lembranças de infância.  E quem sabe até mesmo ela não esteja acompanhada do marido que a ama completamente desde que se conheceram na juventude? Quem sabe? Talvez eles até tenham um vinhedo e caminhem sobre ele, no fim da tarde, sob o sol poente, de mãos dadas , admirando a sensação de estarem um com o outro.
Eu sou muito sonhadora, mas meus sonhos sempre tem algum tipo de fundamento, apesar de às vezes algumas pessoas terem que se esforçar para enxergar... hahahaha...  Eu tento sempre ver o lado bom das coisas, por mais difícil que seja de enxergar. Muitas vezes não falo, e só reclamo, mas depois quando estou sozinha e pensativa no meu canto, acabo conseguindo ver o lado bom. Com o vinho também é assim: ele é o lado bom das bebidas alcóolicas. Geralmente eu condeno um pouco as bebidas, mas consegui achar o lado bom delas. O vinho tem tanta personalidade, originalidade, história, sofisticação e simplicidade ao mesmo tempo, que me deixa bastante fascinada ao falar sobre ele. Sem dúvida, o vinho para degustar e apreciar cada camada de sensação, é maravilhoso, algo que as pessoas não deveriam deixar de experimentar na vida.
Logo abaixo, fiz uma pequena pesquisa sobre o vinho, espero que gostem! :)

   

* A constituição química das uvas permite que estas fermentem sem que lhes sejam adicionados açúcares, ácidos, enzimas ou outros nutrientes.

* O vinho possui uma longa história que remonta pelo menos a aproximadamente 6 000 a.C., pensando-se que tenha tido origem nos atuais territórios da Geórgia ou do Irã. Crê-se que o seu aparecimento na Europa ocorreu há aproximadamente 6500 anos, nas atuais Bulgária ou Grécia, e era muito comum na Grécia e Roma antigas. O vinho tem desempenhado um papel importante em várias religiões desde tempos antigos. O deus grego Dioniso e o deus romano Baco representavam o vinho, e ainda hoje o vinho tem um papel central em cerimônias religiosas cristãs e judaicas como a Eucaristia e o Kidush.

* Desde o tempo dos romanos, pensava-se que o vinho (eventualmente misturado com ervas e minerais) tivesse também propriedades medicinais. Nesses tempos, não era invulgar dissolverem-se pérolas no vinho para conseguir mais saúde. Cleópatra criou a sua própria lenda ao prometer a Marco António que ela beberia o valor de uma província numa taça de vinho, após o que bebeu uma valiosa pérola com uma taça de vinho.

* Um estudo publicado em 2007 descobriu que tanto o vinho tinto como o vinho branco são agentes antibacterianos eficazes contra estirpes de Streptococcus. É interessante notar que tradicionalmente em várias partes do mundo o vinho é usado para tratar feridas.


* Católicos Romanos acreditam no milagre da transubstanciação, ou seja, na transformação do pão e do vinho na carne e sangue de Jesus. Evangélicos acreditam na consubstanciação, ou seja, o pão e o vinho já são o corpo e o sangue de Jesus.


- Fonte: Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário