domingo, 11 de dezembro de 2011

Pedido de Natal



Essa época de fim de ano é sempre igual. O calor vai aumentando cada vez mais. Muito ensolarado, muito abafado, muito chuvoso, muitos arco-íris. É sempre assim que o tempo fica (apesar de esse ano estar um pouco diferente... Deve ser o aquecimento global...). E também tem algo que muda tudo significativamente e que vai muito além do clima: o Natal. 
Ahh, o Natal... Quem não adora essa época maravilhosa? Pra mim parece que tudo fica possível, tudo é mais leve, tudo é mais tranquilo. Família reunida, comidas maravilhosas, presentes, o alívio de mais um ano bem sucedido... Mas tudo isso em meio a muito calor e não neve como todas as decorações públicas sugerem. Porque, fala sério, eu adoro frio, odeio sentir calor e tudo relacionado a ele, mas eu moro num país tropical e esse é um fato. Também é fato que o Brasil passa o Natal no Verão. Então, acho que eu e mais algumas outras pessoas queremos ver uma decoração que tenha a ver com o que está acontecendo agora, com o estado do nosso momento. Queremos ver algo que tenha a ver com o nosso Natal. Queremos algo que tenha a ver com os nossos costumes de ir à praia (mesmo que seja meio perigoso por causa do Sol assassino) na véspera do Natal para nos refrescar. Não queremos ver um Papai Noel sentado num trono, todo encasacado e com imitação de neve à sua volta. Acho que até as crianças que ainda acreditam em Papai Noel ficam meio decepcionadas com isso, porque vêem uma coisa pela qual não passam, uma coisa que não tem nada a ver com a realidade deles e talvez se sintam enormemente distantes do Papai Noel. Devem pensar: "e se ele não conseguir chegar a tempo com nossos presentes?"
Pra gente aqui, não neva em nenhuma época do ano (com exceção de alguns lugares da Região Sul e acho que de algumas partes de São Paulo também). Pra muitos brasileiros, 20° já é frio. Seria bem legal se fizessem uma decoração diferente, com um Papai Noel com roupas de calor, entregando presentes pras crianças e depois indo fazer castelos de areia com as crianças na praia por exemplo. Ou, indo pra uma piscina com todas elas brincar de marco-polo (não sei se tá escrito certo). Imagina, que criativo! :) Seria muito inovador.
Seria bem legal se de vez em quando todos parassem de super estimar tanto assim os EUA e a Europa. Cada país e cada continente têm o seu valor, seu clima, seu jeito, seus costumes, seu Natal. Cada um com seus prós e contras, mas cada um da sua própria maneira. Nós não somos americanos frios e nem temos o ar de superioridade dos europeus. Tão pouco o frio de ambos. Somos um povo sorridente e animado, apesar de termos também muitos defeitos. Então pra quê toda essa reverência? Nós não somos seus súditos e está na hora desse país aqui e muitos outros entenderem isso de uma vez. Não somos inferiores a eles por sermos um país mestiço e de costumes variados. Costumes construídos por três povos diferentes em um só lugar: europeus, índios e negros. Então, porque será que aqui a relação entre esses três deu certo e quando falamos da simpatia  e respeito entre os países de fora nada disso existe? Fala sério, somos todos humanos, deveríamos nos unir, e respeitar uns aos outros e nos amar pelos nossos defeitos e qualidades. Cada um do seu jeito. Cada país passando o Natal do jeito que ele realmente acontece em cada lugar. Pra quê criar grau de quem presta e quem não presta, quem é superior e quem é inferior? Cada um do seu jeito.  
Falta tanta união e tolerância nesse mundo. Por isso que o meu pedido de Natal desse ano é união. União na minha família, união entre os meus amigos, na minha cidade, no meu estado, no meu país, no mundo. Não custa nada ter esperanças não é? Então, o pedido está feito. Vamos esperar pra ver.

Um comentário:

  1. "A esperança é flor vivente, alva estrela resplendente, que ilumina os corações, que conduz as criaturas às almejadas venturas entre célicos clarões".

    Olá, Carolina! "União e tolerância" geram "esperanças"... Cada ano que passa, mantenho acesa a mesma chama... Sim, é algo puro que vem de dentro do coração... Bem, fazemos a nossa parte, pois compartilhamos o mesmo ideal. Somos coadjuvantes deste mesmo enredo, amiguinha. Bela mensagem... Não há necessidade de "teorias" para se consertar o mundo (nosso pequeno mundo). Que fique registrada a nossa "torcida":

    ESPERAR ...

    Quanta gente há que sofre o mal sem cura
    de uma infinita e vã desesperança,
    condenada a viver só da lembrança
    sem direito a esperar qualquer ventura.

    E eu a chamar de angústia e de amargura
    esta minha saudade ingênua e mansa
    que faz com que sinta um pouco criança,
    só porque a espero com maior ternura!

    E eu a dizer que a minha vida é má!
    Feliz é quem espera em bem que alcança
    e eu sou feliz porque ela voltará...

    Voltará - pressurosa e comovida -
    Ah, poder esperar tendo esperança
    é a mais doce esperança desta vida!

    Um abraço!

    ResponderExcluir