sexta-feira, 10 de junho de 2011

Liberdade.





"Não devemos ter pena do que “perdemos” quando escolhemos, pois isso faz parte da natureza da liberdade. Cada vez que escolhemos algo, sacrificamos as outras possibilidades. No fundo, sermos livres quer dizer que temos alguma autonomia para escolhermos de que forma vamos renunciar a passar a vida fazendo tudo aquilo que nos apeteça."
(Paulo Geraldo)


Comecei esse texto com um pensamento, para que todos desde o início da leitura já comecem a pensar sobre o que é a verdadeira liberdade. Eu ainda não sei. Só sei que é isso que busco desde muito mais nova.

Eu não nasci para ser aprisionada a nada e nem ninguém. Na vida a gente cria raízes, mas quando isso acontece, significa que encontramos um lugar ou alguém que nos faça ter vontade de permanecer, mas não sentimos como se estivéssemos perdendo a liberdade. Sentimos que alcançamos a liberdade de tal forma que pudermos fazer uma escolha muito importante e que nos faz muito bem. Acho que o que melhor define liberdade é isso: a pessoa ter poder de escolha. A pessoa decidir sua própria vida e seu próprio caminho. Cada decisão sua, está vinculada a palavra e o estado de espírito 'LIBERDADE'.
E quando você escolhe algo, pode estar também renunciando a outras coisas. Escolhas te trazem sempre ganhos e perdas. E é por isso que você deve pensar muito bem sobre a escolha que você tomará, porque deve saber que se ganhar uma coisa, pode perder outra. Mas até que ponto a coisa que você vai ganhar é boa o suficiente para não ligar para a perda de outra?
O ser humano é um ser muito complexo. Somos todos extremamente contraditórios e mudamos, uma hora ou outra, de acordo com o lugar em que estamos. Não podemos agir da maneira que agiríamos se estivéssemos em um tal lugar, se não estamos mais nele. Isso não faz sentido algum. 
Planos existem, todos nós fazemos planos, mas não sabemos se dará certo ou não. E para descobrir, só arriscando mesmo. Mas nós só arriscamos, quando queremos muito uma coisa. Não vamos colocar tudo a perder por algo que nós não queremos tanto assim.
A cada dia que passa eu tento mais e mais pensar de maneira racional. Eu tento ver todos os lados das situações e colocar na balança o que pesa mais, para que eu tome minha decisão mais sabiamente. Eu não estou esquecendo o meu coração. Eu estou apenas dando lugar para minha cabeça pensar também, uma coisa que eu antes não fazia. Fazer as coisas por impulsividade e não pensar no amanhã, significa que você não está pensando nas consequências, significa, que você não está assumindo a responsabilidade pelos seus atos. Eu decidi não usar mais as palavras 'eu não tive escolha'. Porque todos sempre tem escolha. Não importa as circunstâncias, todos sempre escolhem algo. E o resultado que vem depois dessa escolha, é só uma consequência do seu ato.
Eu estou deixando a maturidade vir. Não vou brigar com o mundo para não aceitar as responsabilidades que o tempo traz pra mim. A vida passa, e junto com ela, temos que nos moldar para o que as diferentes idades e situações nos pedem. E se eu tenho essas responsabilidades agora, significa que eu tenho capacidade de viver com elas. Assim como no futuro as responsabilidades serão outras ou as mesmas, só que mais sérias, e eu terei competência para assumí-las.
Eu estou escolhendo crescer, eu estou escolhendo usar a liberdade que eu tenho nesse momento da minha vida.


Outro pensamento do mesmo autor de cima:

 "Aceitarmos as consequências das nossas escolhas, carregarmos com o peso delas, honrarmos a nossa palavra, tem o nome de responsabilidade. E só ela confere realidade à liberdade. Só o homem responsável é autenticamente livre. O outro… joga; é ainda criança, imaturo, pouco homem."

2 comentários:

  1. "Eu estou deixando a maturidade vir. Não vou brigar com o mundo para não aceitar as responsabilidades que o tempo traz pra mim."
    Concordo! Concordo! Concordo!!!
    Resumiu o que estamos passando nessa fase de transição... amei, amiga!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que você gostou amiga! Fico feliz que tenha se identificado! :D

    ResponderExcluir