quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Redação sobre os comportamentos atuais


Atualmente, existe algo que eu chamo de corrida alienada. Isto não passa de uma competição sem regras e sem escrúpulos, entre pessoas que tem pensamentos egoístas, que só querem se dar bem às custas dos outros não importando as consequências para os prejudicados. E quem ganha esta corrida consegue o posto de tirano supremo que tem plenos poderes para exercer comando dentro de um grupo ou de uma determinada sociedade. Na maioria das vezes esse tirano não se preocupa com as necessidades coletivas, buscando apenas mais e mais poder, e passando por cima de mais e mais pessoas.
Mas, como toda regra tem sua exceção, sempre existe uma pessoa ou várias pessoas para fazerem diferente. Existem pessoas que já nascem com o sentimento e a iniciativa de não aderir à normalidade do "um passando a perna no outro para alcançar seus objetivos", e tentam mudar esse fato de alguma maneira. Existem sim a cooperação e a solidariedade entre as pessoas ainda hoje, por mais que seja em pouca quantidade.
Esse tipo de egoísmo que as pessoas têm atualmente foi imposto pelas novas exigências profissionais que existem hoje e as maneiras de se chegar ao triunfo. A mídia também ajuda a semear este tipo de pensamento entre as pessoas desde o início de suas vidas. Cabe a nós, seres humanos conscientes, pensantes e dotados de sensibilidade, encontrar o meio termo, que é alcançar o nosso objetivo de maneira correta e unicamente individual, sem ter que usar pessoas para isso, a não ser que seja uma situação de ajuda; às vezes é bom aceitar ajuda, ter humildade também faz parte de se viver de modo correto.
Mas, se você não pode ajudar, pelo menos não atrapalhe ninguém, mas sempre que for possível exercer ajuda ao próximo, faça, pois um dia pode ser você a pessoa precisada de ajuda.


- Redação que eu escrevi pro simulado do ENEM na escola, que provavelmente resultará numa nota baixa, já que nesses exames ridículos você tem que falar de tudo de um modo subjetivo; e eu sou limitada nesse aspecto, já que afinal, se o texto é meu, eu vou escrever da maneira que eu sinto, que eu vejo, que eu entendo, que eu penso. Se não fosse assim, o texto não pode ser meu. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário