quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

O mal do século?

Eu já estou um tempinho sem escrever... Essas semanas que se seguiram foram bem ocupadas e eu não tive tempo de vir aqui. Odeio não ter computador em casa, odeio mesmo, mas é a vida. 
Porém, mesmo que eu não tenha postado nada aqui, não significa que parei de escrever. Não, na verdade, estou escrevendo muito mais agora, mas os papéis só se acumulam no armário. Isso me deixa triste, mas é assim mesmo, é só por um tempo. Ontem no fim da tarde tomando um café, acabei escrevendo um texto que acho que tem tudo a ver com essa falta de comunicação da qual eu estou falando, então, aqui está ele:


Felicidade não é algo instantâneo; não é algo que você consegue alcançar sem esforço. Felicidade leva tempo para permanecer. Por mais que em alguns momentos você a faça ficar, ela se vai, porque é um estado que está muito acima de momentos, novidades e sentimentos de euforia. Mas às vezes, um momento pode mudar tudo. Sim. Mas não é de um momento que se constrói felicidade, não é de um momento que se tira toda a maturidade de que precisa para reconhecer que felicidade é um conjunto de todas as coisas, mas principalmente das coisas que estão dentro de você. 
Algumas pessoas simplesmente nunca entendem que a felicidade é um estado de espírito que deve ser alcançado, é um conjunto complexo e simples ao mesmo tempo. não se trata apenas de realizações momentâneas que liberam hormônios alegrinhos no seu corpo (sem querer fazer duplo-sentido), porque esses hormônios tem vida curta e quando eles morrem você se sente vazio e entediado e não enxerga as pequenas coisas boas ao seu redor que poderiam te fazer feliz. Simplicidade. Porque ninguém mais vê graça nisso?
Antigamente não existia TV, nem telefone e nem internet.As pessoas às vezes esperavam meses para receber uma carta e algumas nem sequer saiam de sua cidade, mas muitas eram felizes. Porque tentavam dar sempre menos atenção para as coisas supérfluas. Valorizavam as verdadeiras riquezas. Amor, família, amizade, trabalho. Tomar uma xícara de café ao entardecer e uma taça de vinho à noite. Cuidar de um jardim, cozinhar uma comida.  Pequenas coisas que tinham o poder de trazer tranquilidade, alegria, prazer, felicidade. Mas sabe porque era assim? Porque antigamente as pessoas morriam cedo. e por saberem disso, tiravam proveito de todas as coisas, desde as mais sofisticadas, até a as mais simples. Dançar. Beijar. Cantar. Tocar um instrumento. Ser reconhecido num trabalho. Escrever. Ler. Jantar coma família. Andar de braços dados (ou de mãos dadas) com o seu amor. Então porque hoje em dia existem pessoas que acham que tudo isso é sem graça? Os seres humanos estão a cada dia mais agindo como robôs insasiáveis. Sempre correndo, sempre esquecendo de quem e do quê importa. E para mim, este é o mal deste século.

Nenhum comentário:

Postar um comentário