quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Vá ao cinema sozinho



Vá ao cinema sozinho.
Vá também com sua melhor amiga ou com o seu namorado, ou seu melhor amigo e a sua namorada, ou vá com os dois, mas de vez em quando, faça o favor de ir sozinho.
Vá ao cinema sozinho apenas pra observar a entrada das pessoas na sala. Vá sozinho para prestar total e completa atenção no filme, deixe-se absorver.
Ir ao cinema sozinho é algo sobre você, mas principalmente sobre os outros. Ir ao cinema sozinho tem a ver com olhar pra fora, tem a ver com observar outras coisas que você não seria capaz de enxergar se estivesse acompanhado. Tem a ver com liberdade, tem a ver com proporcionar-se, sem pena, de fazer algo apenas porque quer e não porque foi padronizado assim.
Tem a ver com desligar-se um pouco do próprio mundo, que às vezes está num dia muito caótico e perceber outros, observar, pensar, entender, que não existe apenas o seu mundo, o seu espaço, entender que não existe apenas você.
Se o seu mal (como é o da maioria dos seres humanos) é só falar e nunca ser capaz de escutar, pratique o ato de ir ao cinema sozinho. Você vai perceber com o tempo, que, existem outras vozes, outros dramas, outras alegrias, outras maneiras de viver, e isso te expandirá em questão de senso de coletividade, e acima de tudo, te ajudará a conhecer mais sobre si mesmo.
Conversas paralelas, expressões faciais, gestos, risadas estranhas, risadas silenciosas, abraços, beijos, carinhos, brigas, silêncio. Tudo isso acontecendo ao seu redor, tudo isso acontecendo fora do seu mundo.
Se você é capaz de olhar pra tudo isso sem sentir-se solitário por estar no cinema sozinho, você aprendeu, acima de tudo, a conviver com a única companhia que nunca te larga: Você.
Ir ao cinema sozinho vai te ensinar a diferença entre estar sozinho e estar solitário, pois é possível sentir-se acompanhado entre várias pessoas desconhecidas e é possível também sentir-se solitário durante uma conversa com alguém que está na sua frente.
É importante saber distinguir.
Então, por favor, de vez em quando, vá ao cinema sozinho.

Escrito no dia 3 de fevereiro de 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário