quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Tenho tentado




Estou tentando me tornar uma pessoa melhor.
Mas os preços no mercado estão absurdos.
E eu tenho trabalhado pra poder bancar minha vida e meus estudos. E tenho estudado pra conseguir um trabalho melhor.
Tenho vivido assim... Fazendo muita coisa e fazendo nada. Tenho vivido com o sentimento de que estou perdendo muita coisa. Não tenho vivido o que gostaria de estar vivendo.
Mesmo assim, estou tentando me tornar uma pessoa melhor.
Mas como posso me tornar uma pessoa melhor com esses preços absurdos no mercado, com a conta de luz mais alta do que o teto do meu humilde apartamento alugado, vivendo sempre no limite do meu saldo, com medo de ficar doente e não ter dinheiro pra comprar remédio?
Como posso me tornar uma pessoa melhor dessa forma?
Tenho quase 22 anos e costas cheias de peso. Tenho quase 22 anos e um milhão de sonhos. Tenho quase 22 anos e muita responsabilidade. Tenho quase 22 anos e mal consigo viver como uma garota de 22 anos.
Não foi assim que eu planejei, não foi dessa forma que idealizei me tornar uma pessoa melhor.
Mesmo assim, tenho tentado. Tenho tentado não ter medo de andar sozinha na rua à noite, na minha volta do trabalho. Tenho tentado não ter medo de ser estuprada, tenho tentado não ter medo de ser assaltada, porque a sociedade em que eu vivo tem passado e presente, cheio de desigualdade social, onde chamam mendigo de vagabundo e dizem que ele não está contribuindo. Só queria entender o que se passa na cabeça de pessoas que dizem isso, será que realmente pensam que quem mora na rua, mora porque gosta? E será que realmente pensam que um mendigo vai ter dinheiro pra imprimir um curriculum vitae e entregar numa empresa? E será que realmente pensam que alguém vai contratar um mendigo pra trabalhar? Ninguém pensa que ele precisa de ajuda, que antes precisa de meios pra se reerguer, meios que ele não tem? Todos querem uma chance, mas ninguém nunca quer dar uma chance.
Às vezes tenho vergonha de ter um sapato no pé enquanto outra pessoa na minha frente não tem nem água pra beber.
Tenho vergonha de reclamar da minha vida quando existem tantas pessoas piores ao meu redor, pessoas essas que eu não tenho condições de ajudar. Ainda. Porque eu quero, e muito.
Tenho muita vergonha de viver nesse país desigual, e às vezes, tenho muita vergonha de ser branca num país com passado escravocrata. Passado mesmo?
Tenho tentado ser uma pessoa melhor, mas o meio em que vivo não me dá muita esperança.
Tem gente muito pior do que eu, mas isso não diminui minhas dores.
Cada um sabe o paraíso e o inferno que é viver a vida que vive.
E eu tenho momentos muito bons. Na verdade, as coisas poderiam ser muito mais complicadas do que são, pois tenho a sorte de dizer que tenho pessoas com quem realmente posso contar na vida.
Mas a verdade é que em muitas vezes eu assumo a personalidade de uma pessoa ruim, e não da pessoa melhor que eu tanto almejo ser.
Tenho tentado ser uma pessoa melhor mas tem ficado cada vez mais difícil conseguir.
Se eu não conseguir me tornar uma pessoa melhor, antes que eu desista, serei pelo menos um pouco mais forte.
E tenho certeza que existem jovens no país inteiro passando pelos mesmos desesperos que eu. Ou não.
Bem, só quero que os preços do mercado voltem a ser normais de novo, só isso.
Pois tenho tentado, mas não sei por quanto tempo ainda vou conseguir me agarrar à minha filosofia do "Faço minha parte mesmo que os outros não façam a deles." 
Tenho tentado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário