sábado, 6 de agosto de 2011

Um pouco de informação



Bom, eu estou estudando Segunda Guerra Mundial na escola, e realmente estou me envolvendo muito. As crueldades são absurdas, as loucuras de Hitler, extremamente preconceituosas, com judeus, homossexuais, comunistas, e todos que pudessem representar algum tipo de ameaça ao seu governo psicopata, me deixam muito revoltada. Quem gosta de História como eu, também se comoveria com o sofrimento de tantos, sofrimento causado por um covarde, que depois de todas as atrocidades cometidas, acabou por se matar. Não que eu ache uma pena ele ter morrido, não, ao contrário, mas eu acho que ele deveria ter morrido da mesma forma que muitos morreram nos campos de concentração. Para que ele pudesse sentir na pele, todo o sofrimento que causou. Mas não foi assim, então acho que a minha opinião não vale muito diante do sofrimento causado a tanta gente.
Eu comecei a pesquisar os detalhes sobre toda essa sujeira, e em especial, uma história no meio disso tudo, me chamou a atenção: é a história do brasileiro comunista Luis Carlos Prestes e da alemã comunista judia Olga Benário Prestes. Todos devem saber como foi a trajetória de ambos, uma história de amor trágica, que emocionou o mundo, graças a campanha da mãe de Prestes pela libertação da filha do casal, Anita Leocádia, que nasceu na prisão feminina nazista de Barnimstrasse, em Berlim e se tornou uma das mais importantes historiadoras brasileiras. E também devem saber da participação de Getúlio Vargas no meio dessa história, outro ditador louco. Eu andei vendo a entrevista com Anita Leocádia (que atualmente está aposentada e vive no Rio de Janeiro), e achei interessante trazer essa história para o blog, porque eu acho que internet também deve ser usada para obter cultura e informação, e não só para diversão. Quem tiver interesse em ver, é só clicar no link abaixo, para ver todas as partes da entrevista (porque está dividida no youtube) e saber mais sobre esses heróis que marcaram essa época tão difícil:

Nenhum comentário:

Postar um comentário